terça-feira, 27 de setembro de 2011

Um bom exemplo de Design: A evolução das garrafas da Coca-Cola Company

Desde que o Dr. John S. Pemberton criou a Coca-Cola em 1886, este produto tem colecionado uma grande quantidade de fama por todo o mundo. Esta fama é devido a uma grande evolução na sua campanha publicitária, na evolução das suas latas e garrafas e também produtos colecionáveis que apelam à compra deste produto.


As primeiras garrafas de Coca-Cola eram da companhia “Biedenharn Candy Co., Vicksburg, Miss”, sendo estas garrafas já antes utilizadas para outras bebidas. Asa Candler, presidente da companhia da Coca-Cola, deu a dois advogados, Thomas e Whitehead direitos exclusivos para enviar estas garrafas para todos os territórios dos Estados Unidos, excepto aqueles que já tinham contractos pré-existentes. As primeiras garrafas com a marca Coca-Cola foram as garrafas “Hutchinson-Stopper” (1899-1902) mas o uso destas garrafas foi curto tendo em conta que, dois anos depois, as garrafas crown-top (1900-1916) tornaram-se mais industriais e baratas. Estas garrafas estavam identificadas como sendo da Coca-Cola pelos seguintes factores: (1) a marca Coca-Cola estava estampada na garrafa; (2) a tampa estava marcada com a marca Coca-Cola; (3) um autocolante em forma de diamante estava colada na garrafa. Pelo menos 9 diferentes versões destes autocolantes sobreviveram. Os primeiros esboços de uma nova garrafa para a Coca-Cola apareceram pela primeira vez em 1903. A Coca-Cola Company afirmou que as constantes mudanças das garrafas era para impedir outras marcas de bebidas de imitarem a Coca-Cola. Em 1915 apareceram as garrafas com o formato clássico.

Sem comentários:

Enviar um comentário